domingo, 1 de março de 2009

Desenvolvendo o tema

Esgoto á céu aberto é um problema que quase toda cidade tem:
Abaixo vamos conhercer um pouco mais como é feito um tratamento de esgoto

Artigo retirado da Copasa


Como funciona uma rede de esgotos

• O esgoto escoa dentro das tubulações a no máximo 75% da sessão dos tubos, ou seja, eles não preenchem todo o conteúdo da canalização.
• Elas são implantadas a profundidades variadas, com certa declividade necessária para o encaminhamento do esgoto por gravidade.
• As redes correm para as partes mais baixas de uma sub bacia, onde estão instalados os emissários.
• Em algumas situações, o esgoto é encaminhado para as partes mais altas, por meio das Estações Elevatórias de Esgotos (EEE).

Lixo e água de chuva – maiores inimigos das redes de esgotos

• O lixo que vai para as redes de esgoto entope os tubos, impedindo a passagem do esgoto, e fazendo com que as redes se rompam.
• As águas de chuva quando vão para as redes de esgoto causam extravasamentos. A água de chuva “enche” toda a tubulação de esgoto, pressionado as paredes dos tubos fazendo com que se rompam, provocando refluxos.

Questão legal

Algumas prefeituras exigem que todos os imóveis, que tenham à sua disposição rede de esgotamento sanitário, sejam ligados a ela, eliminando outros tipos de lançamento, como fossas ou até mesmo a céu aberto.

O esgoto a céu aberto é uma fonte contínua de transmissão de doenças de veiculação hídrica, por meio do contato das pessoas com o esgoto ou através de insetos e animais que se multiplicam nesses locais.

Classificação
Esgotos domésticos: São aqueles gerados nas atividades residências e nas instalações hidráulico-sanitárias.

Esgotos não domésticos: Podem ser gerados nos processos produtivos de indústrias e das prestadoras de serviços, do comércio e em outros segmentos da atividade econômica.

Se o estabelecimento gerar efluente não doméstico, clique aqui

A constituição do esgoto

Os esgotos domésticos são constituídos aproximadamente de 99,9% de líquido e o restante 0,1% de material sólido. A composição dos esgotos depende dos usos das águas de abastecimento e varia com o clima, os hábitos e as condições sócio-econômicas da população e da presença de efluentes industriais, infiltração de águas pluviais, idade das águas residuárias etc.

Sistema de Coleta, Transporte e Tratamento de Esgoto

Os esgotos domésticos e não domésticos são encaminhados para a rede coletora, através dos coletores primários.
O coletor tronco recebe os esgotos dos coletores primários e os encaminham até os interceptores.

• Os interceptores correm nos fundos de vale, margeando os cursos d´água ou canais. São responsáveis pelo transporte dos esgotos gerados na sua sub-bacia, evitando que os mesmos sejam lançados nos corpos d´água.
• Os emissários são iguais aos interceptores, com a diferença de que não recebem contribuições ao longo do seu percurso. Sua função é transportar os esgotos até a estação de tratamento de esgotos - ETE.
• Nas estações de tratamento de esgotos, os esgotos passam por processos físicos e/ou biológicos que produzem efluentes tratados, atendendo a legislação vigente, prontos para serem lançados no meio ambiente outra vez.

Caracterização dos esgotos

É possível a partir do conhecimento dos seguintes parâmetros:

* Parâmetros físicos: Temperatura, odor, cor e turbidez, sólidos sedimentáveis, materiais solúveis.
* Parâmetros químicos: pH, DBO, DQO, Nitrogênio (N), Fósforo (P), dentre outros.
* Parâmetros biológicos: A Escherichia coli é o parâmetro indicador da presença de fezes humanas e animais em águas. A poluição fecal possibilita a veiculação de vários microorganismos patogênicos como vírus entéricos e outros,bactérias enteropatogênicas, protozoários e vermes.

Razões para tratar os esgotos

Razão de saúde pública: Reduzir o número de organismos patogênicos presentes nos esgotos, possibilitando o seu retorno ao Meio Ambiente sem o risco de transmissão de doenças de veiculação hídrica.
Razão ecológica: Evitar a degradação ambiental, protegendo a vida vegetal e animal.
Razão econômica: Reduzir o custo do tratamento da água e a indisponibilidade desse recurso para diversos usos, dentre eles o consumo humano, industrial, comercial, assim como para as comunidades.
Razão estética: Evitar prejuízos ao lazer e ao turismo, pelo mau aspecto, cheiro, presença de lixo e animais transmissores de doenças.
Razão legal: Evitar a depreciação dos patrimônios, pois os proprietários de áreas a jusante dos lançamentos de esgotos têm direitos legais ao uso da água em seu estado natural.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.